PDF/X-1a (Illustrator)

Salve seu arquivo em PDF/X-1a no Adobe Illustrator! Confira o passo a passo fácil abaixo:

Passo 1

Abra o arquivo que deseja salvar em PDF e clique em: File (Arquivo) > Save As... (Salvar Como).

Passo 1

Passo 2

Em seguida, selecione a guia General/Geral, e configure a predefinição do PDF para PDF/X-1a:2001.

Passo 2

Passo 3

Agora na guia Compression/Compressão, configure conforme os valores e opções selecionados abaixo:

Passo 3

Passo 4

Na guia Marks and Bleeds (Marcas e Sangria), clique para selecionar as opções Trim Marks (Marcas de Corte), Offset 3 mm e Use Document Bleed Settings (Usar as configurações de sangria do documento).

Passo 4

Passo 5

Agora na guia Output (Saída), altere o destino da configuração de cor para Coated FOGRA39 (ISO 12647-2:2004).

Passo 5

Passo 6

Assim como em outros softwares de criação, no Illustrator também é possivel salvar a configuração que acabamos de criar e utilizá-la futuramente. Para isso, basta clicar no ícone indicado a seguir. Em algumas versões do Illustrator, esta opção pode aparecer no canto inferior esquerdo desta janela, com o nome de Save Preset (Salvar predefinição).

Passo 6

Passo 7

Nesta tela, você irá apenas definir o nome que deseja salvar esta configuração. Para uma rápida identificação, sugerimos que salve estas configurações com o nome de Padrão KWG e em seguida clique em OK para concluir.

Passo 7

Passo 8

Para finalizar, clique em Save PDF (Salvar PDF)

Passo 8

Passo 9

Se você deseja salvar outros arquivos utilizando a configuração que acabamos de definir, repita o passo 1 e na guia General/Geral, na opção de predefinição do PDF, escolha a opção Padrão KWG, ou o nome que você definiu. Fazendo isso, todas as configurações serão carregadas e você só precisará clicar em Save PDF (Salvar PDF).

Passo 9

Recomendações

Ao salvar seus arquivos em PDF, é importante lembrar que isso não dispensa o processo de fechamento de arquivo. Para garantir a segurança do seu projeto, leve em consideração os seguintes pontos

Sangria

Certifique-se de adicionar sangria adequada ao seu design, permitindo espaço extra ao redor do layout para evitar cortes indesejados.

Margem de segurança

Deixe uma margem de segurança suficiente para garantir que nenhum elemento importante fique muito próximo da borda do documento, evitando possíveis cortes.

Conversão de efeitos em bitmap

Alguns efeitos, como lentes, transparências e contornos interativos, podem causar problemas de impressão. Convertê-los em bitmap pode ajudar a evitar problemas inesperados.

Paleta de cores CMYK

Trabalhe com a paleta de cores CMYK para garantir que as cores sejam reproduzidas corretamente no processo de impressão.

Cuidado com o preto composto

Utilize o preto composto (Rich Black) com cautela, pois um preto muito intenso pode causar excesso de tinta e dificultar a leitura de pequenos detalhes. Na Gráfica KWG, recomendamos a composição de (C50, M50, Y50, K100) para obter um preto equilibrado e de alta qualidade. Evite usar o preto composto em textos ou contornos simples para evitar problemas de legibilidade.

Resolução de imagens

Para materiais em papel, utilize imagens com no mínimo 450 dpi, enquanto para banners e adesivos, 200 dpi são suficientes. Isso garante uma qualidade de imagem adequada.

Espessura mínima para contornos

Ao adicionar contornos em objetos e textos, certifique-se de que a espessura mínima seja de 0,1 mm para garantir que sejam claramente visíveis após a impressão.

Considerar esses pontos ao preparar seus arquivos para impressão garantirá uma melhor qualidade e precisão no resultado final.

Calculadora

compre por metro

Orçamento

cálculo instantâneo
Fale conosco

Clique aqui para começar